Artes marciais

Jiu-jitsu: Gabriel Brod encerra ano com quatro títulos e foca no Mundial

Durante 2023, pelotense acumulou resultados importantes, graduação de faixa e 30 medalhas

Foto: Divulgação - Atleta de Pelotas venceu quatro categorias no Brasília Open

O pelotense Gabriel Brod encerrou o ano de competições com ótimo desempenho no Brasília Open de jiu-jitsu. O atleta conquistou quatro medalhas de ouro. Ele venceu na categoria pesado, na faixa preta, com e sem kimono e também foi campeão nas duas categorias no absoluto. O jiujiteiro venceu as nove lutas que disputou, sendo todas por finalização.

O pelotense explica que com esse resultado conseguiu somar pontos no ranking para garantir vaga no Campeonato Brasileiro do ano que vem e também para o Mundial. O Brasília Open é o último campeonato que acontece neste ano no País pela Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu (CBJJ).

Ano de títulos e graduação

Gabriel Brod teve uma temporada vitoriosa em 2023. O pelotense foi campeão brasileiro no peso pesado. Também foi graduado para a faixa preta e conquistou títulos no Vitória Open, São Paulo Open e por último no Brasília Open.

No total foram 30 medalhas, sendo 25 de ouro, duas de prata e três de bronze. No Mundial, Brod foi terceiro no peso pesado e vice-campeão no absoluto. Mesmo sem a principal conquista, o lutador pelotense aprovou o seu desempenho no ano. “Tive uma excelente temporada. O único campeonato em que bati na trave foi o Mundial”.

Foco no ADCC e no Mundial

Sem mais competições neste ano, Brod apenas treinará projetando a próxima temporada.

Em 2024 irá disputar a seletiva para o maior torneio de grappling (lutas agarradas) do mundo. O evento se chama Abu Dhabi Combat Club (ADCC) e acontece a cada dois anos por todo o planeta.

A seletiva da América do Sul acontece em março, com uma etapa em Belo Horizonte, cidade em que Brod reside atualmente, e outra em São Paulo. “Estou colocando todo meu foco nessa competição”, disse o jiujiteiro.

Na sequência da temporada, o foco principal do pelotense será o Mundial de jiu-jitsu, que será realizado em Long Beach, na Califórnia. Hoje, Gabriel Brod treina na academia de Felipe Pena, conhecido no meio da luta como Felipe Preguiça. “O Felipe é um multicampeão mundial e uma das maiores referências da história do jiu-jitsu”, relata o atleta.

Em Pelotas, Brod treinou na JA Jiu-Jitsu Pelotas, com o mestre Fabiano Índio.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

No segundo ano consecutivo no Gauchão, Avenida aposta em elenco reformulado Anterior

No segundo ano consecutivo no Gauchão, Avenida aposta em elenco reformulado

Rafael Almeida se aposenta do futsal: Próximo

Rafael Almeida se aposenta do futsal: "Dei a minha vida por esse esporte"

Deixe seu comentário